Dedico este estudo a Augusto Teixeira de
Freitas, jurista genial,
ser humano extraordinário
Paulo
JB Leal
Membro da Paulo Leal
advogados Associados
Professor de Direito
Processual e filosofia do direito
Mestre em Processo Civil
pela PUC/RS
Membro efetivo do IAB – Instituto dos Advogados
Brasileiros
No início do século
XX, fundada a Faculdade de Direito de Porto Alegre, havia a mais absoluta
clareza entre seus idealizadores sobre o significado da criação de uma
instituição voltada para a formação de juristas no Brasil. O Estado brasileiro,
com quase cem anos de existência, ainda não contava com o número de técnicos qualificados
que era preciso para gerir a recém fundada República que substituiu a Monarquia.
A missão de um curso
de direito, nesse cenário histórico, seria preparar pessoas dotadas das
competências indispensáveis para pôr em funcionamento as instituições do Estado
Republicano em atividade. Foi nesse contexto de carências e de necessidades que
visionários como Carlos Thompson Flores, Manuel André da Rocha, entre outras figuras
de destaque da cultura sul-riograndense, decidiram dar início ao primeiro curso
livre de direito na porção meridional do Brasil.
A iniciativa rendeu
bons frutos. Produziu líderes como Oswaldo Aranha, Getúlio Vargas e juristas
como Ruy Cirne Lima, Osvaldo Vergara, entre outros. Desde então, muitos fatos importantes
ocorreram em consequência dessa ação. O curso de direito progrediu, foi
incorporado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Brasil desenvolveu-se
ao ponto de tornar-se a oitava economia do planeta. Por isso, é hora, então, de
avaliar se os propósitos dos criadores da Faculdade de Direito de Porto Alegre foram
atingidos, ou se as carências e as necessidades identificadas, à época, pelos
nossos cultos antepassados continuam ainda vigentes.
Para dimensionar
esse assunto, antes é necessário examinar as questões que devem ser compreendidas
sobre esse tema, a fim de verificar se o fato de o Brasil contar hoje com mais de
mil e quinhentos cursos de direito constituiu avanço ou retrocesso nos
propósitos inicialmente buscados na época da fundação dessa importante
instituição de desenvolvimento da cultura jurídica.
a) O problema do método no ensino jurídico
O estudo da teoria jurídica é tema complexo.
O direito, por ser produzido unicamente pela razão, não é encontrado na
natureza. Ele não exala cheiro, não tem como ser ouvido, apalpado, degustado ou
visto e a única forma possível de ser entendido, para poder ser estudado, é quando
são colocadas, às claras, as relações tomadas como referência pelo intelecto humano
para ordenar seu ambiente de inteligência.
Diversamente do que ocorre quando dois ou
mais sujeitos examinam algo que diz respeito à natureza fenomênica, em que é
possível o uso de referências sensíveis, comuns para orientar a razão no
entendimento do fato investigado, sempre que o objetivo for o exame de um dado
cultural, como o direito, nenhum exame pode ser realizado com êxito antes de
serem esclarecidas as questões que dizem respeito ao método a ser utilizado na execução
dessa tarefa.
Isso tem relevância porque, em exames que
tratam de instituições culturais, o método quase sempre se confunde com o
objeto examinado. No âmbito da cultura, não há como
realizar estudos sem que antes sejam postas em evidência as referências racionais
que foram feitas para pôr em ordem o sistema de inteligência que ordena o
universo da instituição com origem na cultura.
Portanto, antes de analisar os dados
relativos ao estado do ensino jurídico no Brasil, cumpre destacar alguns
tópicos que precisam de exame em relação a esse tema. São questões que tratam
do enfoque racional e político aplicado no ensino do direito que, atualmente, passa
por um período de crise estrutural pelo fato de terem sido solapadas as bases
que fundamentaram, até aqui, a sua existência.
b) Matéria e forma na teoria jurídica
Nada, absolutamente nada que diga respeito ao mundo da natureza (que inclui
o próprio homem) pode ser adequadamente conhecido e entendido sem que seja
destacada a matéria, objeto de exame, e, igualmente, a forma pela qual essa
matéria se relaciona com o mundo da natureza.
Para que um fato natural, ou que decorra de instituições culturais, possa
ser conhecido e entendido pelo homem, é preciso que seja posto em evidência a forma
pela qual ele está racionalmente relacionado ao mundo da natureza. Excetuando-se
a matemática e também a geometria pura, que não têm matéria, só forma[1],
nenhuma tarefa levada a cabo pela razão humana pode ser cumprida, com rigor,
sem evidenciar-se como são produzidas as relações formais que ordenam seu
conteúdo. Isso vale para a física, igualmente para a química e, com muito mais
razão ainda, para as disciplinas que tratam com as relações humanas como o
direito.
Mas, diferentemente do que ocorre no âmbito das ciências da natureza, o
direito não é algo que possa ser apreendido a partir de coisas ou de objetos.
Tampouco é possível dimensioná-lo a partir de critérios puramente retóricos ou
ideológicos. Portanto, o primeiro problema a ser enfrentado em seu estudo é o de
como superar as dificuldades que existem para delimitar a matéria com a qual
ele trata. E isso somente ocorre na medida em que o estudo expõe, em ordem, as
relações existentes entre as impressões produzidas por esses fatos, no âmbito
das sensações humanas, e de como essas impressões estão relacionadas em um
sistema de ideias.
Destacar claramente a matéria[2]
das sensações, das relações formais utilizadas pela razão para colocá-las em
ordem, é o único método que permite produzir um estudo que possa ser compreendido
por mais de uma pessoa. É isso que distingue as impressões sensíveis que
decorrem da realidade fenomênica, objeto do conhecimento humano, do sistema de
ideias produzido pela razão e que o ordena no âmbito da ciência.
Esse é o ponto de partida a ser tomado aqui. Sem compreender isso, de
nada serve tentar entender qualquer outra questão exposta nos tópicos que serão
examinados a seguir.
c) Racionalidade e direito
O direito é uma instituição produzida pela razão humana. Ele surge como consequência
das relações que se estabelecem entre pessoas no âmbito dos agrupamentos sociais.
Esse é o motivo pelo qual o elemento central do direito, na teoria jurídica, é sempre
o homem. Sem o ser humano, falta a matéria prima do sistema que dá concretude ao
direito. Ele é também uma instituição contemporânea da razão instrumental e resulta
do processo civilizatório. É produzido para interditar a autodefesa e para substituir
o uso da força bruta na regulação das relações de poder nas sociedades.
De todas as instituições com origem na inteligência humana, nenhuma possui
papel mais importante nas sociedades o que direito. Essa é a razão pela qual destacar
os seus fundamentos ideológicos e a técnica utilizada para pô-lo racionalmente em
ordem é de fundamental importância para poder estudá-lo de modo a ser possível entendê-lo.
Não obstante, por maior que tenha sido o esforço feito pelo jurista, no curso
dos últimos séculos, para desenvolver um método de estudo do direito, essa
missão, ainda hoje, não pode ser dada como cumprida. A falta de resolução de
questões da filosofia[3],
aliada à indevida influência que a teoria jurídica sofre ordinariamente da
política, tem impedido o desenvolvimento das instituições racionais que são necessárias
para que o direito possa cumprir plenamente a promessa de interditar o uso da
força bruta para admiti-la somente e na exata medida da necessidade de persuadir
o homem a submeter-se a um sistema ordenado unicamente pela razão.
d) Ciência do direito e conhecimento
jurídico
O direito tem uma parte de seus estudos voltada para o conhecimento e
outra, para a ciência. Essa distinção é extremamente importante para o estudo
jurídico, pois enquanto o conhecimento vai ordenar as informações a respeito da
matéria, dos fatos naturais e dos atos humanos de interesse do direito, a
ciência do direito tem a responsabilidade pela ordenação da forma das relações
que põe em ordem o sistema de ideias constitutivas do direito objetivo.
O conhecimento[4] é o
âmbito dos estudos que tem por finalidade a identificação e qualificação dos dados,
dos fatos e de atos com relevância para o estudo do direito; já à ciência do
direito cabe a função de identificar as relações formais constitutivas das
instituições que lhe dão eficácia. O primeiro, focado nos acontecimentos relativos
ao mundo natural (que dá existência ao fato jurídico) e o segundo, ao sistema
de ideias produzidas pela razão instrumental que permite entendê-lo sob o
enfoque dos fins últimos buscados por suas instituições (produz a eficácia no
âmbito da fenomenologia jurídica).
Como se constata, até aqui, é mais do que evidente que o conhecimento é
a parte do sistema que se relaciona com a matéria do direito e que a ciência é
o âmbito do ordenamento responsável pela forma e que tem por finalidade ordenar
o sistema de ideias que fundamenta a teoria jurídica[5].
e) Direito e linguagem
De todas as questões complexas tratadas pelo direito, nenhuma oferece
maior dificuldade do que a que diz respeito à sua linguagem. A linguagem
jurídica, assim como ocorre com o direito, apresenta-se para a inteligência
humana como algo que possui matéria e forma. A matéria da linguagem, que lhe dá
existência por meio de seus signos e de seus sons[6],
e a forma, que produz eficácia por meio das imputações de inteligência que a
razão produz relacionando a matéria da linguagem ao mundo natural.
A linguagem, nesse contexto, constitui o sistema de mediação utilizado
pela razão para pôr em evidência as relações factuais que servem aos processos
de imputação utilizados pelo direito. É um sistema relacional de segundo nível,
extremamente complexo, pois, para ordená-lo, é preciso identificar e separar a
matéria e a forma, que dizem respeito unicamente à linguagem, da matéria e da
forma das instituições que ela representa em um sistema racional[7].
Por isso, a importância, em qualquer estudo que tenha a pretensão de
entender o sistema utilizado pela razão, da necessidade de identificar as
matérias obtidas diretamente da objetividade fenomênica, daquelas oriundas das
relações produzidas pelo sistema de inteligência com a finalidade de ordenar
cronológica e espacialmente os dados que dizem respeito ao mundo natural.
Sem a clara delimitação entre matéria e forma, em um sistema de
inteligência, não há nada que possa ser racionalmente compreensível em um estudo
que tenha a linguagem como mediadora entre a razão e uma instituição cultural
ou um dado do mundo da natureza. Por esse motivo, o desenvolvimento das
competências humanas que permitam a identificação da matéria em um estudo e a
clara ordenação do sistema que põe ordem à sua forma são fundamentais. Ambos são
pressupostos da racionalidade. Sem isso, o burlesco, o tosco e o grotesco
predominam em qualquer sistema[8] de
ideias.
f) Direito e política
Conforme afirmado, desde o início, sob o ponto de vista do direito, nada
é mais relevante do que determinar, com precisão, o papel que deve ser desempenhado
pelo homem nesse sistema. Definir e qualificar as relações humanas, e entender as
consequências decorrentes de fatos ou de atos envolvendo pessoas, é a matéria prima
da atividade do jurista, o ponto de partida da teoria jurídica.
No entanto, isso nunca foi uma tarefa fácil. Encontrar critérios de como
proceder para levar adiante esses exames, sem deixar que eles sejam
influenciados por ideologias que sempre fizeram uso do discurso sobre o direito
para realizar - ou para ocultar – interesses, é algo muito difícil. São
abundantes os exemplos demonstrando o quanto é comum a política adjudicar
completamente o papel reservado à teoria jurídica.
Por essas razões é que se deve deixar, desde logo, muito claro, que a
teoria jurídica, além de ter a função de produzir instituições racionais
ordenadoras das relações sociais, a depender do ambiente em que ela é utilizada,
pode também se transformar em um poderoso instrumento da trapaça, da
manipulação e da patifaria.[9]
Com isso, é importante frisar que o uso que o homem faz das instituições
jurídicas, a natureza da alma dos sujeitos que o direito investe e as posições
ocupadas por pessoas, a partir de instituições que dão concretude ao sistema jurídico,
são questões que, embora produzam efeitos no mundo do direito, estão fora dos
propósitos do exame que ora se faz. Questionamentos esses, por demais
relevantes, podem – e certamente devem - ser levados a cabo em exames em outros
âmbitos, como os da sociologia, da psicologia e, como se pode constatar na atualidade,
até pela psiquiatria, mas jamais em algo que tem por objetivo apenas tratar das
bases racionais que ordenam o ambiente onde atua o jurista.
g) Direito e Estado
O direito é uma instituição produzida no bojo do desenvolvimento
cultural dos agrupamentos sociais. Embora haja quem sustente a possibilidade de
deduzi-lo diretamente da razão, em se tratando de instituição humana, não é
possível admitir-se tal nível de asseidade[10]
para o direito.
O direito é um sistema racional que substitui o uso da força bruta na
regulação das relações de poder e, como prova o “direito” internacional, ainda
não obteve esse status pela ausência de polos de potência com força suficiente
para emitir comandos vinculantes. Ele é uma instituição que embora fundamente-se
no argumento do uso da força, sua existência se dá apenas na esfera da razão.
No entanto, no âmbito das nações, embora havendo em muitas delas
pluralidade de organizações em disputa sobre as fontes materiais das quais
emanam ordenamentos como facções, milícias, forças insurgentes, entre outras,
na maioria dos países civilizados, o desenvolvimento econômico permitiu a
ordenação de forças regulares a ponto de serem constituídos sistemas jurídicos
piramidais com alto grau de conformidade entre as fontes materiais de poder e o
sistema que dá concretude ao Estado.
Esse é o motivo pelo qual não há como distinguir direito de Estado.
Ambos são diferentes dimensões de um mesmo sistema. O direito, fundamentado em
poder real, produz e legitima a existência do Estado, o qual cria e legitima a
existência do direito em um moto-contínuo como no conhecido modelo da autopoiesis,
trazido das ciências naturais como apoio para explicar algo aparentemente
contraditório na teoria jurídica.
O certo é que não há como separar direito e Estado. Por isso, a
importância de um programa de Estado para o ensino jurídico, como instrumento
de ordenação do infindável material produzido pelas instituições de poder que
dão existência formal ao direito.
h) Direito e Justiça
Conquanto digam respeito a questões que se apresentam sob o apelo do
discurso jurídico, algumas instituições ideológicas precisam ficar evidentes para
que possam ser adequadamente compreendidas no âmbito da teoria do direito. E a
ideia de justiça, sem dúvida alguma, é a principal de todas, uma vez que é comumente
utilizada como sinônimo de direito entre leigos e alguns desavisados operadores
do sistema jurídico.
Embora a invocação da ideia de justiça seja o elemento persuasivo mais
importante utilizado para submeter o homem a um sistema de racionalidade
instrumental, ela não faz parte do sistema jurídico; trata, em verdade, é do
modo pelo qual o intelecto humano procede quando toma em consideração qualquer
fato que diga respeito aos seus interesses imediatos.
Todo o conceito de justiça está contido unicamente no indivíduo, que usa
a si mesmo como medida e critério de validação dessa ideia e faz isso ao
considerar as suas relações com as demais pessoas na sociedade, ou com fatos da
natureza, pelo uso de parâmetros de validação relacionados às noções do bem e do
mal: Para qualquer pessoa, tudo aquilo que lhe faz bem ou proporcione prazer é
subjetivamente justo e tudo que lhe causa dor, sofrimento e mal é algo que resulta
da injustiça.
Analisando o indivíduo a respeito desse tema, não há outro critério a
ser utilizado além deste: justo é tudo aquilo que o beneficia e injusto tudo aquilo
que o prejudica. Esse sentimento, que tem início no indivíduo, estende-se para
o círculo de pessoas com as quais ele vive e, ao considerar-se em conjunto com
os membros de sua família, justo é tudo o que o beneficia e beneficia a sua
família e injusto é tudo aquilo que o prejudica ou prejudica a sua família. Com
o tempo e o convívio que ele passa a ter no âmbito da sociedade, a ideologia
que dá origem às ideias constitutivas dessas noções exige que essa ideia seja
ampliada também para o agrupamento no qual o indivíduo se insere. Com isso, ao
menos formalmente, ele passa a qualificar como justo não penas o que beneficia a
si e à sua família, mas também tudo aquilo que beneficia a sociedade onde ele
vive.
Como se observa, então, o problema da justiça não é de como qualificá-la
enquanto categoria de inteligência racional, mas de como tornar possível sua
aplicação no âmbito das relações interindividuais visto que, sob o ponto de
vista da razão, a noção de justiça é apenas um apelo de natureza ideológica,
produzido com a finalidade de persuadir o homem a submeter-se ao sistema que
ordena o universo do direito.
i) Direito objetivo e direito subjetivo
A delimitação das noções de direito objetivo e de direito subjetivo são
pressupostos racionais indispensáveis para compreender as instituições que
fundamentam a teoria jurídica. Enquanto a noção de direito objetivo tem a
finalidade de dispor sobre os pressupostos formais[11],
constitutivos do ordenamento e das instituições jurídicas, a de direito
subjetivo tem por finalidade evidenciar as matérias que relacionam pessoas e o sistema
construído pelo direito.
Sob o ponto de vista das relações humanas, não há absolutamente nada que
possa interessar ao estudo do direito que não esteja contido nas noções de
direito objetivo e de direito subjetivo. São esses dois modos de ordenação racional
que cumprem o papel de produzir os processos de imputação que transformam o
simples fato humano, ou da natureza, em matéria a ser tratada no âmbito do
conhecimento jurídico.
Todo o programa de estudos que tenha por escopo instruir alguém a
respeito de algo deve ter um ponto de partida. Um marco de onde iniciam as
questões a serem postas em ordem para exame[12].
No estudo do direito, depois de evidenciados as relações entre matéria e forma
da teoria jurídica, são as noções de direito objetivo e de direito subjetivo.
Só depois de feito isso é que será possível ao catecúmeno do direito
seguir adiante com o propósito de desenvolver as demais competências que lhes permitirão
distinguir, no âmbito desse sistema, as posições subjetivas de uns em relação
aos outros e de todos em relação aos bens no mundo natural.
j) Direito objetivo e imputação jurídica
O que traz um fato do mundo natural ou humano para o âmbito da
juridicidade são as relações de imputação que ocorrem por meio dos sujeitos de
direito. Diversamente do que comumente se pensa, e tem sido mencionado no
âmbito da fenomenologia jurídica, as proposições normativas não incidem
diretamente sobre os fatos que ocorrem na natureza, pois elas não passam de
relações de inteligência utilizadas como mediadoras pelo homem, quando alguém
se coloca na posição subjetiva de ser sujeito de direito (ou, então, fizer isso
em relação a outrem).
O direito não opera de modo natural, por si. Para que um fato ingresse no
ambiente da juridicidade, é necessário a mediação entre suporte fático e norma,
que ocorre quando alguém afirma se encontrar na posição jurídica de legítimo
interesse ou, então, uma instituição dotada de competência afirmar haver isso em
relação a outrem.
Portanto, o resultado lógico-estrutural de incidência, pelo qual
conhecimento e ciência produzem a existência no mundo do direito é o momento na
fenomenologia jurídica denominado de imputação, ou seja, operação de natureza lógica
que ocorre no âmbito da ciência, posterior ao do conhecimento (relativo ao
mundo da natureza), pelo qual o direito objetivo deixa de ser um mero comando
abstrato para ganhar a concretude fenomenológica da incidência ao transformar o
simples acontecimento do mundo natural em fato jurídico.
k) Direito subjetivo e relação jurídica
Conforme exposto, o direito é o sistema produzido pelo homem para
substituir o uso da força bruta e da violência física nas relações que decorrem
da vida social-comunitária. Em sendo uma instituição fundamentada na razão, desenvolve-se
na mesma medida em que os agrupamentos humanos aprimoram seus sistemas
culturais.
Mas, diferentemente do estado de natureza em que as necessidades determinam
as ações, nas sociedades civilizadas, a noção do legítimo interesse é o
elemento racional que fundamenta a ação humana: a legitimidade com função de estabelecer
relações entre pessoas e o direito objetivo e o do interesse[13]
pelo qual se formam os vínculos jurídicos entre os indivíduos e os bens.
Legitimidade e interesse são os dois elementos racionais que fundamentam
a ação humana em um sistema organizado pelo direito. O primeiro, qualificando a
ação em face do direito objetivo; o segundo, constituindo as relações de
direito subjetivo entre pessoas e bens.
Posto em evidência esse binômio, que tem na noção de legitimidade a ligação
da pessoa e o direito objetivo e na ideia de interesse[14]
o vínculo que relaciona homem e bens, tem-se na concepção de direito subjetivo,
o elemento formal resultante do sistema de imputação de todo esse sistema. É isso
que coloca o homem na posição de titular de direitos e de obrigações[15] fazendo
com que atos humanos e fatos da natureza ingressem no bojo da fenomenologia jurídica.
E a razão disso é relativamente simples: o direito atua por meio de
relações jurídicas, cuja função é ordenar o ambiente no qual emanam relações vetoriais
que têm o homem como centro, conectando simultaneamente direito objetivo e bens[16].
Assim, qualquer programa de ensino que tenha por objetivo organizar e
pôr em ordem essa área de estudos, precisa partir da identificação dos
elementos racionais que servem para organizar o ambiente jurídico, ou seja, o homem
e o direito objetivo organizados pela ideia de legitimidade na ciência do
direito e o homem e os bens, no âmbito do conhecimento jurídico, por meio da
noção de interesse.
Sem a clara ordenação dessas duas categorias de Inteligência, dificilmente
outras questões referentes ao entendimento das instituições, que dão existência
ao Estado e ao direito, podem ser adequadamente compreendidas em um sistema com
propósitos de racionalidade.
l) Razão e ensino jurídico
Como já exposto até aqui, a tarefa de desenvolver um sistema que fundamente
o estudo da teoria jurídica não é simples, pois o direito, enquanto instituição
da razão, não sendo encontrado no mundo da natureza, só pode ser examinado no
âmbito da inteligência do jurista: como instituição imaterial, para poder
compreendê-lo, é necessário que sejam desenvolvidas competências para uso do
intelecto “in abstracto”.
No entanto, o apelo à exegese de códigos e de normas legais é muito mais
atraente ao neófito do que examinar matéria e forma na teoria jurídica, racionalidade
e direito, ciência do direito e conhecimento jurídico, direito e linguagem, direito
e política, direito e Justiça, direito objetivo e direito subjetivo, direito
objetivo e relação de imputação, direito subjetivo e relação jurídica, direito
e Estado.
Provavelmente sejam essas as razões pelas quais há uma grave crise
assolando o ensino jurídico no mundo todo, inclusive no Brasil, como se tentará
verificar, mesmo que de forma superficial, no tópico a seguir.
m) O ensino jurídico brasileiro
Não restam dúvidas
de que o ensino jurídico se insere no mais importante sistema de formação das
bases estruturantes de uma República. Cabe a ele constituir, e pôr em ordem, o
sistema de inteligência utilizado para a organização e para o funcionamento das
instituições administrativas, políticas e jurídicas dos Estados. Igualmente, compete-lhe
preparar os sujeitos responsáveis por produzir o sistema de normas que
disciplinam as relações entre pessoas, de modo a promover o desenvolvimento
humano de uma nação.
Em face disso, todo
programa de ensino do direito deve partir do reconhecimento que cabe a ele promover
a formação de sujeitos dotados de competências funcionais e de conhecimentos materiais
indispensáveis à promoção do bem comum e da paz entre as pessoas. Dessas
atribuições, o seu papel mais destacado é o de formar sujeitos dotados das qualificações
indispensáveis para compor as instituições que administram a justiça, órgão de extrema
relevância na pacificação e submissão dos indivíduos à lei, instrumento
racional de ordenação da vida em sociedade.
Foi certamente com
esse propósito que, em 11 de agosto de 1827, ainda no período da monarquia, Dom
Pedro I criou os dois primeiros cursos de direito no Brasil. O primeiro,
instalado em Olinda, em 1827. O segundo, em São Paulo, em 1828. Ambos foram
responsáveis pela formação de uma elite intelectual de renome, destacando-se,
entre tantos, Augusto Teixeira de Freitas[17],
jurista que influenciou a codificação do Direito Civil na Argentina, no Paraguai,
no Uruguai, no Chile, na Alemanha, na Suíça, na China, no Japão, na Rússia e na
Itália, entre outras nações no mundo todo[18].
Durante todo o
restante do século XIX, o país contou com apenas duas faculdades de direito. Já
no século XX, o aumento do número de faculdades de direito foi vertiginoso: em
1961, o país possuía sessenta cursos regulares; em 1982, centro e trinta e; em
1997, duzentos e sessenta, sendo que atualmente o Brasil possui mais de mil e
quinhentos cursos[19].
Sem dúvida, a
literatura jurídica[20] do
século XIX está aí para comprovar os resultados hauridos desde a criação das
faculdades de direito de Olinda (que posteriormente transferiu-se para Recife)
e de São Paulo. Mas, se de uma parte, nesse período, o país produziu juristas
de destaque, na medida em que aumentou a quantidade de cursos jurídicos, inegavelmente
diminuiu a qualidade técnica e intelectual de seus bacharéis.
Nesses quase duzentos
anos que se sucederam à criação das duas primeiras faculdades de direito, é
possível identificar acontecimentos singulares com informações relevantes para
o exame desse tema. O primeiro deles foi a realização, entre 11 e 20 de agosto
de 1927, do Congresso de Ensino Superior,
comemorativo ao centenário dos cursos jurídicos na Faculdade de Direito da
Universidade do Rio de Janeiro. Nesse evento, a justificava constante do
documento da convocação para o congresso estava na necessidade de contribuir “eficazmente para a formação da classe dos
dirigentes, de cujo preparo científico e prático depende precipuamente a
grandeza dos nossos destinos”[21].
O primoroso questionário,
apresentado pelos organizadores do evento sobre organização universitária e a
respeito do ensino jurídico, revela o quanto ainda se fazia presente no ensino
universitário, à época, a noção da função republicana do ensino de direito no
Brasil.
Outro acontecimento
importante e de grande relevância para entender as transformações que se
operaram nesse período foi o Congresso
Jurídico Nacional Comemorativo ao Cinquentenário da Faculdade de Direito de
Porto Alegre, realizado entre 11 e 17 de agosto de 1950. Esse evento, além
de festejar o cinquentenário da faculdade, comemorou o centenário do Código
Comercial Brasileiro[22]. No
entanto, não obstante a importância do conclave, que contou com a participação
de renomados e estudiosos da teoria jurídica de diferentes países
sul-americanos, o colóquio não dedicou absolutamente nada ao ensino ou à função
republicana do ensino jurídico no Brasil[23].
São abundantes os textos
acadêmicos e doutrinários produzidos no curso dos últimos cem anos registrando
a perda da perspectiva republicana da formação do jurista no Brasil, assim como
o distanciamento de seus estudos de um sistema de racionalidade instrumental.
Esses dois conclaves referidos aqui, servem apenas para chamar a atenção sobre
a importância da retomada de debates, de fundamental importância para o desenvolvimento
da nossa nação.
n) Conclusão
O aumento descontrolado
da quantidade de faculdades de direito,
em um exame superficial poderia parecer avanço, desenvolvimento, mas é
um veemente alerta da desconstituição das bases da República brasileira. Da
destruição do mais importante alicerce produzido pela inteligência dos nossos
antepassados para organizar a vida em sociedade, especialmente quando se
percebe claramente que, ao invés de se constituir em instrumento de
pacificação, esses cursos se inseriram na lógica da disputa política e da
produção de riquezas e de bens.
Portanto, o
propósito deste texto é tentar provocar debates sobre os fundamentos do Estado republicano
e o ensino jurídico. Por óbvio que o exame feito aqui poderia propor outras discussões,
e quem sabe até sejam feitas em outra oportunidade sobre questões fundamentais para
entender as instituições que compõem todo o ambiente de ordenação da
inteligência do jurista como as ideias de certeza e de verdade no conhecimento
jurídico; de fato e de realidade no ambiente do processo; sobre fundamentos da
função judicial (investidura, competência e imparcialidade). Mas, crendo já terem
sido expostas questões mais do que suficientes para buscar pessoas interessadas
em examiná-las com um mínimo de seriedade, dá-se por encerrado este estudo na
expectativa de encontrar algum bípede, despido de penas[24],
com interesse em ir um pouco além nos estudos sobre inteligência humana e
direito, considerando a importância dessas investigações para uma sociedade notadamente
em crise.
[1]
A matemática e a geometria são ciências das formas absolutas.
[2]
A matéria é a parte que se impõe, por si e compulsoriamente, ao homem. Ela é
resultante do ambiente fenomênico, que imprime sensações no organismo. A forma,
por sua vez, é a parte responsável por relacionar a matéria no âmbito do
sistema de inteligência ao pôr a matéria em ordem espacial e temporal por meio
do uso das formas absolutas (a matemática, ordenando as escalas temporais e
sucessivas que o homem denomina no âmbito da sua inteligência com a categoria
racional do tempo e a geometria estabelecendo as dimensões espaciais da
matéria).
[3]
Mais uma vez, fica aqui um alerta aos interessados em se desenvencilhar das armadilhas
produzidas no âmbito da filosofia para submeter o homem a sistemas ideológicos,
e que sempre impediram a ordenação de um conhecimento verdadeiramente
científico sobre inteligência e sobre a natureza humana, fica veemente apelo
para cuidar de entender, desde o início, como buscar e quais os critérios que
são necessários para distinguir, no âmbito deste estudo, matéria e forma na
teoria jurídica.
[4]
Um modo de imputação pelo qual são estabelecidas relações vetoriais que tem o
homem no centro de um universo conectando sensações e ideias e produzindo
sínteses de inteligência do mundo natural.
[5]
Hans Kelsen, mais do que ninguém, tratou dessa questão em sua teoria pura do
direito. Ele só não logrou êxito em resolver definitivamente essa questão por
não ter conseguido, por problemas típicos de sua época, encontrar critérios
suficientes para separar ciência de conhecimento no âmbito da teoria jurídica.
[6]
Há também a linguagem visual, a mais elementar de todas, e por isso mesmo de
grande utilidade para estabelecer relações com inteligências rudimentares, como
a dos animais. Todavia, como o objetivo deste texto é examinar outras questões,
faz-se esse registro, mas se deixa o exame do tema, por demais relevante, para
outra oportunidade.
[7]
Esse assunto foi examinado nos textos publicados recentemente: “Conhecimento e ciência no sistema de
inteligência humano” e “Palavra e
razão civilizada”.
[8]
O rigor de uma ciência é dado pelo grau de desenvolvimento de sua linguagem.
[9]
Os fatos da atualidade que os mostram.
[10]
A única possibilidade de incriação, no âmbito das ciências, e que efetivamente
possui asseidade é a matemática (e a geometria pura). E isso só ocorre por se
tratar de ciência das formas absolutas. Tanto que, se diferentes pessoas, em
distintas partes do mundo, decidirem produzir um sistema matemático, a depender
do nível de desenvolvimento desse sistema, todos chegarão exatamente aos mesmos
resultados.
[11]
É importante entender que, embora o direito objetivo trate dos pressupostos
formais, ele faz uso da matéria do direito como modelo de ordenação desse
sistema (arquétipos de inteligência).
[12]
Questão de método. Velho método cartesiano. Mal compreendido e, por isso mesmo,
criticado pelos beócios que invadiram o ambiente da filosofia.
[13]
Carnelutti colocou essa questão em
evidência em seu “Sistema”. Para ele, interesse é posição favorável à
satisfação de uma necessidade (obviamente que - nesse conceito - ele trata de
relações jurídicas). Essa ideia, que passou ao largo dos estudos processuais em
terras tupiniquins, teria salvado florestas derrubadas na tentativa de explicar
racionalmente as tais “condições da ação”,
no código de Buzaid.
[14]
O processo lógico que se opera por meio da noção de interesse na teoria
jurídica diz respeito às posições ocupadas pelos sujeitos de direito, por meio
das proposições normativas das hipóteses fáticas, na relação jurídica.
[15]
Estar obrigado, em direito, é o dever submeter-se a interesse legítimo de
outrem.
[16]
Bens, que podem ser corpóreos ou imateriais, como a honra, a imagem, entre
outros.
[17]
Formado na Faculdade de Direito de Olinda, em 1937, Teixeira de Freitas foi um
homem muito adiante de seu tempo. A introdução à Consolidação das Leis Civis,
obra que realizou por contrato ao Imperador D. Pedro II, dá uma mostra da
grandiosidade de seu espírito na seguinte passagem (sobre a escravidão, com a
redação da época): “Cumpre advertir, que
não há um só lugar do nosso texto, onde se trate de escravos. Temos, é verdade,
a escravidão entre nós; mas, se esse mal é uma exceção, que lamentamos;
condenado á extinguir-se em época mais, ou menos, remota; façamos tambem uma exceção, um capitulo
avulso, na reforma das nossas Leis Civis; não as maculemos com disposições
vergonhosas, que não podem servir para a posteridade: fique o estado de
liberdade sem o seu correlativo odioso. As leis concernentes á escravidão (que
não são muitas) serão pois classificadas á parte, e formaráo nosso Código Negro.”
Mais tarde, em 1857, ele renunciou à presidência do Instituto dos Advogados
Brasileiros, IAB, instituição que cumpria a importante função de consultoria
jurídica do Império por não concordar com a posição majoritária dos membros do
Instituto em parecer sobre a situação jurídica dos filhos de escravos libertos
por testamento. O certo é que Teixeira de Freitas, embora conhecido e estudado
no mundo todo, é ignorado no âmbito das faculdades de direito brasileiras. Sua
obra, monumental, é totalmente desconhecida por aqui.
[18]
É interessante observar que Teixeira de Freitas distinguiu nitidamente matéria
e forma na sua obra. O “esboço”, que serviu de base aos códigos civis no mundo
todo, separava pessoas e coisas em uma parte geral (matéria da teoria jurídica)
da parte relativa a direitos pessoais com a disciplina das relações de família
e relações civis, assim como as de direitos reais com domínio, servidões,
herança, hipoteca, prescrição aquisitiva em uma parte especial (forma na teoria
jurídica).
[19]
O Brasil possui, hoje, mais faculdades
de direito do que a soma de todas as faculdades dos demais países do mundo.
[20]
Até o final do século XX, nenhuma faculdade de direito obtinha autorização de
funcionamento se não tivesse em sua biblioteca, as obras clássicas de direito.
Do início do século XXI em diante, passou a viger a política das últimas
edições de livros. Com isso, obras raras da literatura brasileira foram
descartadas em recicladoras de papeis e juristas como Clovis Bevilaqua, Teixeira
de Freitas, Ruy Cirne Lima, Rui Barbosa, entre outros, foram expulsos da vida
acadêmica ao ponto de serem desconhecidos da maioria dos bacharéis que hoje se
formam nas faculdades brasileiras.
[21]
O “appello-convite” iniciava afirmando a necessidade de “incutir na mocidade brasileira vivos sentimentos de sadio nacionalismo
e proporcionar adequado e solido preparo jurídico aos que se destinassem, quer
ao exercício da magistratura e da advocacia, quer ao desempenho das funções de
maior responsabilidade no governo, no parlamento e na administração. ”
Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1929.
[22]
São dignas de nota a fala de Eduardo Couture sobre as modernas diretrizes do
processo civil e de Luiz Gimenez de Asua, a respeito de legítima defesa.
[23]
É interessante notar, pelas teses apresentadas, a importância que já ganhavam
certas discussões teóricas que renderiam fama e riqueza a muitos juristas nas
décadas seguintes.
[24]
Com o devido respeito ao debate proposto por Diógenes, crê-se que são
necessárias, ainda hoje, explicações da filosofia a respeito desse debate.
Prezado Paulo Leal:
ResponderExcluirNão tenho a pretensão de aqui de tratar o teu artigo em sua totalidade, porque ele abrange diversos temas ligados ao Direito (como ciência, com o seu objeto de pesquisa, e como construto cultural humano, etc.) e ao ensino do Direito. Seria, para mim, uma pauta “invencível”...
Quero tão somente fazer uma observação acerca da gênese e do propósito do Direito, talvez, melhor dizendo, do sistema de justiça. Tu afirmas que “(...) o direito é o sistema produzido pelo homem para substituir o uso da força bruta e da violência física nas relações que decorrem da vida social-comunitária.”
Pois eu me questiono se o do sistema de justiça (o Direito como seu instrumento), lá nas nos seus primórdios (vamos contextualizar em termos históricos, tratar lá dos impérios da antiguidade, mas poderia sem bem antes), não tinha como propósito “organizar” o uso da violência como forma de dominação.
Meu ponto: o Direito, assim, fotografado lá no seu berço, ou talvez já na infância, revela-se como uma criação da razão humana, mas de uma razão instrumental e de dominação. E até hoje o Direito espelha a luta de dominados e dominadores.
Aliás, falando em razão, não consigo vê-la sozinha, como algo abstrato, desligado de uma materialidade (rejeito, portanto, o entendimento puramente metafísico sobre o Direito). Não consigo compreender a razão sem associá-la à “práxis”. Uma teoria, uma “ideia”, não é anterior a uma prática/ação; são, no limite, concomitantes - ou a “idéia” vem depois.
Há, no meu sentir, uma unidade umbilical e dialética entre o material e o ideal, “Cogito, ergo sum”, concluiu Descartes. Só cogito porque existo. E se existo, sou massa e energia, que se organizaram de tal forma que permite emergir a consciência.
Forte abraço.
Perfeito. O direito, como tal, é uma criação da razão humana, instrumental de dominação. Concordo plenamente, mas ele nasce, tem sua gênese na força. Quem não tem poder, não tem direitos. O problema é como tratar disso na sociedade humana e de como o homem faz uso disso na realização de seus interesses.
ExcluirA questão que eu tento trazer a exame nesse texto é de como tratar desse tema sob o ponto de vista da ciência e do conhecimento jurídicos, ou seja, como organizar para entender esse tema em uma sociedade que tenha o propósito de pôr em ordem uma razão instrumental, como dizes, que sirva a esse propósito cultural.
Sobre a reflexão de Descartes aceito tratar desse tema, mas em outro contexto, pela importância da questão trazida por ele para a filosofia moderna. Abraços e valeu pela provocação.
Obs.:ignore eventuais erros gramaticais e repetições de pensamento, não fiz qualquer correção.
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